I Seminário ABRAMD Sul/RS

Foi realizado nos dias 07 e 08 de julho de 2017 o I Seminário ABRAMD Sul/RS. O evento ocorreu no auditório do Hospital Sanatório Partenon, na cidade de Porto Alegre (RS), e teve como objetivo criar um espaço de problematização, discussão e fomento do controle social que englobasse o ponto de vista dos próprios usuários de álcool e outras drogas, a perspectiva multidisciplinar na abordagem dos fenômenos relacionados a essas práticas, os direitos humanos dos usuários de substâncias psicoativas e as diretrizes de trabalho da redução de danos.

O Seminário também serviu de base para a institucionalização de um núcleo regional ABRAMD Sul/RS, a convite da diretoria nacional da ABRAMD. A proposta deste núcleo regional se realiza na constituição de um espaço permanente de educação, diálogo, discussão, construção de estratégias e disseminação das práticas de cuidado pautadas pela redução de danos. Em especial, a ABRAMD Sul/RS está aberta a compor com outras iniciativas que se alinham à perspectiva do trabalho pela autonomia dos sujeitos e pela liberdade de escolhas, visando o fortalecimento e a resistência em torno dos princípios e práticas antimanicomiais e antiproibicionistas.

Durante o Seminário contamos com a intensa participação de profissionais e ativistas do campo das políticas públicas para álcool e outras drogas de várias áreas de trabalho e de diferentes municípios do estado do Rio Grande do Sul, bem como de outros estados. Nos dois dias de evento circularam pelo auditório em torno de 120 pessoas de diversas áreas de atuação, tais como: Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Antropologia, Serviço Social, Medicina, Artes Plásticas, assim como Residentes e Estagiários de Saúde Coletiva, Serviço Social e Psicologia, e participantes de movimentos sociais. Da mesma forma, o alcance em termos geográficos também foi satisfatório, tendo participado pessoas oriundas dos municípios de Pelotas, Rio Grande, Taquara, Igrejinha, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Cachoeirinha, Canoas, Porto Alegre, entre outros. Surge então a proposta de expansão do debate das políticas públicas sobre álcool e outras drogas para o interior do estado, com eventos descentralizados, bem como a ampliação de parcerias com o estado de Santa Catarina.

O Seminário contou com duas Mesas Redondas compostas por convidados (dentre estes, o Presidente da ABRAMD, Prof. Rubens Adorno) e cinco Sessões Temáticas com apresentações de trabalhos selecionados após submissão de resumo, contemplando relatos de experiência e comunicações sobre pesquisas acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação, sobre temas diversos e englobando áreas também diversas (acesse aqui o arquivo do I Seminário ABRAMD Sul/RS).

Houve ainda a participação de um grupo de dança de rua; um momento de integração entre pacientes do Hospital Sanatório Partenon – os quais apresentaram trabalhos produzidos por eles durante sua estadia terapêutica no hospital; e ainda uma intervenção cultural que contou com poesias e músicas. Deste modo, o evento cumpriu com sua missão de promover e valorizar a diversidade das experiências que, de alguma forma, promovem a saúde, a igualdade e os direitos humanos.

Dentre os temas debatidos e as reflexões construídas durante o I Seminário ABRAMD Sul/RS, podem-se destacar os seguintes pontos:

  • Contextualizou-se o que vem ocorrendo no campo da atenção aos usuários de álcool e outras drogas no estado do RS, no sentido de uma denúncia sobre o desmantelamento das redes do SUS e do SUAS, e também dos diferentes modos públicos e gratuitos de cuidado às pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas.
  • O Seminário possibilitou o fortalecimento dos laços entre profissionais, pesquisadores, ativistas, residentes e estudantes preocupados com as formas atuais de enfrentamento dos problemas em torno do consumo do álcool e outras drogas, e também favoreceu momentos de trocas construtivas entre os participantes. Da mesma forma, favoreceu a ampliação do debate entre profissionais, comunidade e pessoas que consomem drogas, envolvendo todos os setores da sociedade.
  • Considerou-se a desigualdade social como produtora de modos problemáticos de consumo de álcool e outras drogas, assim como facilitadora do envolvimento com o tráfico de substâncias ilícitas e da criminalização do consumo e da pobreza. Na mesma esteira, chamou-se atenção para o fato de que essa realidade contribui enormemente para a criminalização da juventude negra e pobre.
  • Questionou-se as internações compulsórias e involuntárias como forma de cuidado preferencial para pessoas em situação de vulnerabilidade social e envolvimento problemático com o uso de substãncias psicoativas.
  • Considerou-se a Redução de Danos como importante paradigma de intervenção e diretriz de trabalho a ser amplamente difundida nas práticas de atenção e cuidado aos usuários de álcool e outras drogas.
  • Buscou-se priorizar o olhar para as pessoas que normalmente são silenciadas sob o rótulo de “usuário de drogas”, na tentativa de tirar o foco das substâncias e poder produzir deslocamentos subjetivos com abordagens que favoreçam “possibilidades de ser no mundo”.
  • Sugeriu-se ampliar a participação dos usuários nos movimentos sociais como Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua, Boca de Rua, entre outros.
  • Chegou-se ainda à conclusão de que é necessário aproveitar momentos como o do I Seminário ABRAMD Sul/RS e transformá-los em “trincheiras”, com o objetivo de marcar uma firme posição para a sociedade e para a opinião pública, no sentido de não abrir mão de políticas públicas inclusivas.
  • Por fim, foi feito o convite para uma maior mobilização de profissionais, pesquisadores, usuários de álcool e outras drogas e comunidade no debate sobre as políticas públicas neste campo, para que as necessidades dos usuários sejam respeitadas e o consumo de tais substâncias em nossa sociedade contemporânea seja problematizado por todos, coletivamente, através do diálogo travado entre diferentes opiniões, com o objetivo de construir propostas que sejam plurais, éticas e dignas.

Comissão Organizadora,

I Seminário ABRAMD Sul/RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: