Roda de Conversa 2: RD cadê você?

Bom dia a todos!

É com muito otimismo que lançamos aqui o resumo de nossa 2ª Roda de Conversa sobre “Redução de Danos: cadê você?”. O encontro aconteceu no dia 11 de janeiro na sede do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul na cidade de Porto Alegre. O evento foi promovido em parceria pela ABRAMD-Sul, CRP-07 e Rede Multicêntrica da UFRGS.

Diversos participantes de diferentes movimentos e representações no estado estavam presentes. A reunião foi coordenada por Manuelle Araldi e Fernanda Facchim da Comissão de Políticas Públicas do CRP-07 em parceria com Marta Conte, representante da ABRAMD-Sul-RS. A psicóloga Marta Conte considerou o evento muito potente, pois contou com a participação de mais de de 30 pessoas de vários lugares do estado, incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Ijuí e Santa Maria.

Destaca-se a participação da histórica redutora de danos  Fátima Machado, , da ativista social Veridiana Machado, do morador de rua e ativista do jornal Boca de Rua Jorge, educador social Pedro, técnicos do consultório de rua de Caxias do Sul e Pelotas, do Delegado da Polícia Federal de Rio Grande e presidente do Conselho Municipal sobre Drogas do mesmo município, professora Cristiane Barros Marcos da FURG, Alisson Juliano gestora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre drogas de Rio Grande, estudantes da Escola de Saúde Pública, colegas da da Rede de Saúde e Assistência Social de Porto Alegre, integrantes da Rede Multicêntrica da UFRGS, presidente e tesoureiro da ABRAMD nacional Luciane Raupp e Jardel Fisher Loeck e outros.

Entre os temas debatidos, firmou-se a colaboração entre todos estes participantes e instituições representadas no formato de Fórum sobre Redução de Danos do Rio Grande do Sul. Os desafios iniciais propostos é de que este fórum venha a ter uma identidade, na qual uma concepção clara, ampliada e unificada de Redução de Danos (RD) deverá ser capaz de acolher e abranger a diversidade das ações afirmativas em RD nos diferentes cenários e contextos, sempre respeitando as singularidades e diversidades através de experiências práticas já vivenciadas. Este fórum terá caráter ABERTO, no qual deseja-se aumentar a capacidade de análise da conjuntura atual construindo-se estratégias tais como as de comunicação e mídia para destacar as ações realizadas em RD e fortalecer este movimento.

Para fortalecimento deste fórum estão sendo organizadas oficinas em municípios do interior com Encontro Regionais “Outras Palavras”, evento que terá como apoio central o CRP-07. A proposta é de que ocorram 3 encontros regionais em 2018 (região metropolitana, serra e sul), com possibilidade de um quarto na região central do estado. Estes eventos servirão como base então para um grande encontro estadual a ser realizado em 2019. A metodologia dos eventos prevê oficinas de práticas em RD voltadas à diferentes pessoas e contextos (populações de rua, apenados, crianças, jovens, trabalhadores, professores, indígenas, mulheres, etc). Estas oficinas terão como propósito ampliar a construção de práticas em RD mas também divulgar os efeitos positivos destas práticas para outras dimensões da comunidade de modo geral, já que seus efeitos não se limitam à saúde dos indivíduos diretamente atendidos por esta estratégia como também de aspectos sociais, de segurança, de garantia dos direitos humanos, de prevenção de comportamentos de risco e também de educação.

Ficou firmado nesta roda de conversa uma parceria com foco na PESSOA, uma luta conjunta em prol do bem estar das pessoas, que busca atingir diferentes contextos e dimensões da vida social.

Para mantermos nosso engajamento já está agendado nosso próximo encontro para o dia 1º de março de 2018, na sede do CRP-07 a partir da 16:30h. Enquanto isso, seguem ações em paralelo pela luta contra as mudanças que o atual governo tenta impor, simbolizando o retrocesso à políticas de cuidado em saúde mental, com especial foco em usuários de álcool e outras drogas.

É preciso mostrarmos que as ações em RD são capazes de melhorar a vida de muitas pessoas e da sociedade em geral. Participe conosco e nos dê sua contribuição 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: